Grandes Artistas

Provável autorretrato de Leonardo da Vinci,
cerca de 1512 a 1515.
Leonardo da Vinci

  > Sua infância

   Leonardo di Ser Piero nasceu na pequena de Vinci, perto de Florença, na Itália em 15 de Abril de 1452, foi um polímata italiano. Sua mãe era uma camponesa, e seu pai, um rico tabelião que não quis dar seu sobrenome ao menino. Quando Leonardo ficou famoso, passou a ser conhecido como Leonardo da Vinci.
   Desde criança, Leonardo mostrou grande talento para o desenho. Aos 17 anos, seu pai o apresentou a Verrocchio, um artista muito famoso em Florença. Leonardo tournou-se aprendiz no ateliê de Verrocchio, onde aprendeu desde diferentes técnicas de pintura até a criação de projetos de escultura em mármore e bronze.

> Conquistando a Europa

   Leonardo desenvolveu tanto seu talento que superou o mestre. A parir de então, tornou-se um artista independente e passou a receber convites de pessoas ricas e poderosas, interessadas em contratá-lo para realizar obras de pintura, escultura, arquitetura e engenharia.
   Esses convites levaram Leonardo a trabalhar nas cidades de Florença, Milão, Mântua, Veneza e Roma. No final da vida, Leonardo foi morar no castelo de Cloux, perto de Amboise, onde morreu em 2 de Maio de 1519.

> Talento Nato

   Leonardo foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, inventor, cientista e cartógrafo. Há registros de projetos de Igrejas e residências que, embora nunca tenham sido construídas, influenciaram muitos arquitetos. Em todas as áreas que atuou, Leonardo deu importantes colaborações para as gerações futuras.

Gioconda ( ou Mona Lisa), pintura
de Leonardo da Vinci,1503-1506.
Museu do Louvre, Paris
> Mona Lisa

   A pintura mais famosa de Leonardo é a Mona Lisa. O mistério que acompanha é fruto da extrema habilidade do artista no uso do sfumato, uma técnica do claro-escuro que consiste em não desenhar os contornos com clareza, como se vê principalmente nos cantos da boca e dos olhos da Mona Lisa.
   Além disso, a figura parece mudar de expressão quando o olhar é fixado em diferentes pontos do quadro. Essa ilusão é causada pela paisagem atrás da figura, que tem alturas diferentes em cada um dos lados.

>Anatomia


Feto no útero materno,
desenho do Atlas de
estudos anatômicos,de
 Leonardo da Vinci, 1510-1512.
Biblioteca Real
de Windsor, Inglaterra
   Na época em que Leonardo viveu, a dissecação de corpos humanos era proibida pela Igreja. Por isso, todo estudo sobre o corpo humano e suas funções era feito com base o estudo do corpo dos animais. O artista renascentista, porém, queria representar o homem tal como ele era, queria realismo e proporções em suas obras e, para isso, era necessário mais do que observar o modelo. Da mesma forma como um médico precisa conhece a anatomia humana para ser um profissional mais qualificado, o artista, na visão realista do Renascimento, também deveria conhecer a estrutura e as formas humanas para melhor representar o homem.
   Assim, preocupado em recriar, na arte, a natureza do homem, Da Vinci realizou vários estudos da anatomia humana. Seus desenhos são valorosos registros desses estudos, nos quais o corpo humano está representado em sua tonalidade. São estudos profundos dos membros ( braços, pernas ), dos múculos, do esqueleto, do coração e de outros órgãos internos. Ele fez também um dos primeiros desenhos científicos deum feto no interior de um útero. No entanto, devido à proibição desses estudos ( desrespeitada por muitos artistas da época), vários desenhos de anatomia humana feitos por Leonardo só foram publicados  séculos depois.

> Invenções



Parafuso, Leonardo da Vinci,
uma de suas invenções
feitas para voar
  • Realizáveis. São os projetos que puderam ser concretizados na época em que Leonardo viveu, como um conjunto de portas que abriam e fechavam automaticamente, pela ação de contrapesos.
  • Possíveis. São aqueles que só não foram colocados em prática na época pela ausência de recursos tecnológicos. Um exemplo é o telescópio desenvolvido por Galileu somente um século depois.
  • Inviáveis. São aqueles que até o momento mostram-se inviáveis ou partem de princípios equivocados. Um exemplo de equívoco foi crer na possibilidade de o homem voar batendo asas.

Michelângelo

Retrato de Michelangelo,
1475-1564
   Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni em 6 de Março de 1475, em Caprese, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano. Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a Família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Tendo seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, para quem realizou várias obras. Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo; chamavam-no de o Divino, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje, vem sendo tido na mais alta conta, parte do reduzido grupo dos artistas de fama universal, de fato como um dos maiores que já viveram e como o protótipo do gênio. Michelangelo foi um dos primeiros artistas ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em vida.
David, de Michelângelo,
1501-1504, Florença




A criação de Adão, de Michelângelo, cerca de 1510

















Sandro Botticelli



Provável autorretrato de
Sandro Botticelli


   Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi nasceu em Florença em 1° de Maio de 1445. Foi um célebre pintor italiano da Escola Florentina do Renascimento.  Atuou principalmente na área da pintura, mas também deu colaborações em outras áreas. Sandro Botticelli morreu aos 65 anos no dia 17 de Maio de Maio de 1510.

O nascimento de Vênus


Nenhum comentário:

Postar um comentário