Renascimento

Mudanças      

   >Uma nova visão do mundo

Primavera, pintura de Sandro Botticelli,
cerca de 1478. Galeria Uffizi, Florença
   O renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas, no século XIV e, se estendeu até o final do século XVI. Seus protagonistas (humanistas = pessoas do clero [igreja], ainda acreditavam em Deus) pretendiam partir da filosofia, da arte dos valores da cultura greco-romana para fundar um novo mundo, por isso o nome Renascimento.
   A cultura greco-romana não sumiu durante a Idade Média, ela continuou presente na literatura, nas teorias políticas, na educação etc.
   A base do humanismo era a importância que o homem adquiria, um movimento nascido nas cidade de Gênova, Veneza e Florença.

    > Os novos meios de divulgação

       Até o século XV, os livros eram copiados a mão, um a um, pelos monges copistas. A solução para o problema veio com a criação da imprensa.
       A expansão do invento contribuiu para difundir as ideias e as obras humanistas.
       Outro importante fator que cotribuiu para divulgação do humanismo foi o surgimento das academias e dos liceus laicos (escolas). As academias e os liceus laicos criados com o Renascimento enfatizavam o estudo do grego e do latim desenvolviam um conhecimento reflexivo e crítico..

    >Características Principais

    1-Antropocentrismo(o homem no centro):

       Valorização do homem como ser racional, para os renascentistas o homem era visto como a mais bela e perfeita obra da natureza;

    2-Otimismo:

       Os renascentistas acreditavam no progresso e na capacidade do homem de resolver problemas. Por essa razão apreciavam a beleza do mundo e tentavam captá-la em suas obras de arte;

    3-Racionalismo:


       Tentativa de descobrir pela observação e experiência as leis que governavam o mundo. A razão humana é a base do conhecimento. Isso se contrapunha ao conhecimento baseado na autoridade, na tradição e na inspiração de origem divina que marcou a cultura medieval;

    4-Humanismo:


       O humanista era o indivíduo que traduzia estudava os textos antigos, principalmente gregos e romanos. Foi dessa inspiração clássica que nasceu a valorização do ser humano.

    5-Hedoísmo:


    
    Pietà, escultura de Michelângelo,
    feita entre 1498 e 1500. Basílica
    de São Pedro, Roma
        Valorização do corpo. Essa visão se opunha à ideia medieval de associar o pecado aos bens e prazeres materiais;

    6-Individualismo:


       A afirmação do artista como criador individual da obra de arte que se deu no Renascimento.

    7-Inspiração na Antiguidade Clássica:


       Os renascentistas procuraram imitar a estética dos antigos gregos e romanos. O próprio termo Renascimento foi criado pelos humanistas, que pretendiam estar fazendo renascer aquela cultura, desaparecida
    durante a "Idade das Trevas" (Idade Média).

    >A Arte Renascentista

    > A prática do Mecenato

    História de Esaú e Jacó, painel da Porta do Paraíso
    de Batistério de São João, em Florença, de Ghibert
    Lorenzo, 1425-1452

       Os estudiosos e artistas do Renascimento foram financiados por ricos banqueiros, comerciantes e nobres do norte e do centro da Itália. Eram os chamados mecenas, ou seja, pessoas que financiavam e protegiam o trabalho de artistas e cientistas.
       Para os mecenas, o financiamento de atividades intelectuais e artísticas passou a representar um forma de obter status social.

    > O Realismo da arte renascentista

       Os artistas do Renascimento procuravam recriar a realidade e destacar a natureza e em suas obras. Para isso introduziram a paisagem e desenvolveram estudos para reproduzir a expressividade das figuras humanas.
       Ao introduzir a paisagem em suas obras, os artistas empregaram a técnica da perspectiva. Ela possibilatava criar a sensação de profundidade e volume ao representar os objetos em uma superfície plana. Esse avanço foi obtido graças á estudos matemáticos e físicos. O aumento ou diminuição do tamanho do objeto representado transmitia a ilusão de estar mais próximo ou distante do observador.
       A valorização do mundo terreno e natural também levou os artista do Renascimento a retomar da edificação de palácios e igrejas, as linhas retas, as colunas e arcos, características das construções greco-romanas.