Contrarreforma

>A Reforma Católica


   A contrarreforma surgiu no interior da Igreja Católica com a dupla finalidade de conter o avanço do protestantismo e discutir as críticas internas da própria Igreja.
   Mesmo antes da Reforma Protestante, havia no interior da Igreja Católica movimentos para renovar a instituição, sem que as críticas levassem a uma ruptura com o papa. As críticas se aprofundaram com a mudança de mentalidade que avançava por toda a Europa, até mesmo graças ao Renascimento. Associado a essa mudança, havia o crescimento dos movimentos protestantes entre a população de várias partes da Europa.

>O Concílio de Trento


   O Concílio de Trento foi o concílio ecuménico mais longo da História da Igreja Católica. Foi também o concílio que "emitiu o maior número de decretos dogmáticos e reformas, e produziu os resultados mais benéficos", duradouros e profundos "sobre a fé e a disciplina da Igreja".

   Para opôr-se ao protestantismo, o concílio emitiu numerosos decretos disciplinares e especificou claramente as doutrinas católicas quanto à salvação, os sete sacramentos (como por exemplo, confirmou a presença de Cristo na Eucaristia), o cânone bíblico (reafirmou como autêntica a Vulgata) e a Tradição, a doutrina da graça e do pecado original, a justificação, a liturgia e o valor e importância da Missa (unificou o ritual da missa de rito romano, abolindo as variações locais, instituindo a chamada "Missa Tridentina"), o celibato clerical, a hierarquia católica, o culto dos santos, das relíquias e das imagens, as indulgências e a natureza da Igreja. Regulou ainda as obrigações dos bispos. Foram criados seminários nas dioceses como centros de formação sacerdotal e confirmou-se a superioridade do Papa sobre qualquer concílio ecuménico. Foi instituído o "Index Librorum Prohibitorum", um novo Breviário (o Breviário Romano) e um novo Catecismo (o Catecismo Romano). Foi reorganizada também a Inquisição.

>Instrumentos da Contrarreforma

   A Igreja Católica utilizou diversos meios para conter o protestantismo e alcançar novos fiéis.

  • Expansão da fé católica além da Europa.
  • Reorganização do Tribunal do Santo Ofício (Inquisição).
  • Criação do Índice de Livros proibidos - O Index.
  • Publicação do catecismo.


    >A Europa se divide
     
       Em meados do século XVI, a cristindade na Europa estava dividida em várias Igrejas. Dentro de cada país as pessoas eram obrigadas a seguir a religião do rei
       Do vasto domínio da Igreja de Roma, na Europa, restaram apenas Península Itálica, Espanha, Portugal, Áustria, França, Polônia,sul da Alemanha e Irlanda. E, mesmo nesses países, o protestantismo tinham muitos adeptos.